quinta-feira, 10 de abril de 2014

Desemprego no Brasil fechou 2013 em 7,1% e não 5,4%, mostra Pnad

O Brasil registrou taxa média de desemprego de 7,1% em 2013, ante 7,4% em 2012, segundo anova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o mercado de trabalho, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta-feira. No segundo e no terceiro trimestres do ano passado, a taxa média havia sido de 7,4% e 6,9%, caindo posteriormente para 6,2% na média dos últimos três meses do ano.
A Pnad Contínua mostrou, assim, que a desocupação no Brasil no ano passado foi maior do que a anunciada anteriormente pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), de 5,4% na média, menor nível histórico. Vale lembrar que a nova pesquisa tem maior abrangência nacional e será trimestral, enquanto a PME leva em consideração dados apurados em apenas seis regiões metropolitanas do país. A ideia do IBGE é que a última seja substituída pela Pnad Contínua.
O ano passado foi marcado por baixos níveis de desemprego, apesar da fraqueza da economia, favorecendo o consumo no país e o avanço do setor de serviços. Os primeiros dados da Pnad Contínua sobre este ano, referentes ao primeiro trimestre, serão divulgados em 3 de junho, de acordo com o IBGE. Já o dado mais recente da PME mostra que a taxa de desemprego no Brasil subiu a 5,1% em fevereiro, segundo mês de alta.
Em ano de eleição, a presidente Dilma Rousseff, que vai tentar o segundo mandato, conta com o bom desempenho do mercado de trabalho como trunfo eleitoral diante do baixo desemprenho da economia fraca e dos altos níveis de inflação.
(com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário