terça-feira, 11 de março de 2014

GOLPE DADO EM FUNDOS DE PENSÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS-PF prende 7 por fraudes em fundos de pensão



O Estado de S. Paulo

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, 11, sete pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes de fundos de pensão de servidores municipais em todo o Brasil. Durante a Operação Fundo Falso, policiais realizaram 14 mandados de busca e apreensão em São Paulo e São José do Rio Preto.

A PF ainda não revelou a identidade dos presos, mas informou que o grupo montou uma empresa de consultoria financeira que deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. De acordo com as investigações, no entanto, os suspeitos destinavam os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões pagas por operadores do mercado financeiro.

As investigações começaram em 2012, a partir de auditorias do Ministério da Previdência, que constataram fraudes nas aplicações. Segundo a PF, a ação do grupo, no longo prazo, comprometeria a aposentadoria dos servidores que contribuíram com os fundos alvos de fraude.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. As penas para esses crimes variam de 1 a 12 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário