terça-feira, 3 de julho de 2012

Bafômetro na França

A notícia de que na França passou a ser obrigatário, nos carros, o uso do bafômetro descartável ou eletrônico, a partir deste primeiro de julho, já começou a levantar polêmica entre proprietários de carros no Brasil. O uso do álcool é a principal causa de acidentes na França, responsável por um terço das cerca de 4 mil mortes anuais nas estradas do país.
Caso a norma também venha a ser adotada aqui, os que não bebem consideram que serão punidos tendo que comprar o aparelho.
Os que bebem e dirigem acham a medida inócua e que terá o mesmo efeito do antigo 'kit de primeiros socorros'. De outro lado, o coronel da reserva da PM do Rio, Milton Corrêa da Costa, estudioso em segurança de trânsito, considera a norma importante como medida educativa, que alertará muitos motoristas sobre os riscos e a imprudência de beber e dirigir. O estudioso considera também que o preço do aparelho descartável -- custam na França entre 1 e 3 euros (de R$ 2,58 a R$ 7,76) -- é irrisório pelo que todos pagam de impostos e as despesas do SUS com as vítimas dos alcoolizados do volante.
Ancelmo Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário