sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tião Viana, PT do Acre, inicia Operação Mata Haitiano, deportando refugiados em massa para SP

Políbio Braga

Sem saber o que fazer, governo do PT do Acre deporta centenas de refugiados haitianos para SP, sem aviso prévio e sem negociação alguma. 


No início da década de 60, quando o governador do Rio, Carlos Lacerda, passou a retirar mendigos e levá-los para o interior, jogando muitos deles no rio Guandu, na "Operação Mata Mendigos", as entidades de defesa dos direitos humanos, os jornais e a oposição armaram-se de paus e pedras - com razão - contra a assepsia étnica movida pelo líder nacional da UDN. Ele foi obrigado a recuar. O caso parece repetir-se agora no Acre, onde o governador Tião Viana, do PT, sem saber o que fazer com refugiados do Haiti que chegam ao Estado, passou a embarcá-los sem aviso prévio para São Paulo. O prefeito Claudio Haddad, PT, está furioso, mas abre pouco a boca, solidário ao seu companheiro de Partido. 

. A secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Souza Arruda, no entanto,  classificou como ‘violação da dignidade’ a deportação de cerca de 400 refugiados do Haiti para São Paulo, sem local de hospedagem previsto.

. A ex-ministra Maria do Rosário cala e consente. Sua sucessora não abre a boca. CNBB, OAB e congêneres das áreas de direitos humanos ficam quietos. 

. As autoridades do Acre ironizaram Estado, dizendo que os próximos imigrantes serão enviados com ‘garrafa de água’, em referência à crise do Sistema Cantareira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário