Em defesa da vida,pela liberdade,pela democracia. Contra os parasitas que infestam os governos.E pelo bom humor,afinal,ninguém é de ferro!
domingo, 23 de setembro de 2012
Vigilância Sanitária interdita fábrica de leite em Biguaçu
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), em conjunto com a Vigilância Sanitária, determinou a interdição cautelar dos laticínios da marca Holandês, produzidos pela fábrican Papenborg, localizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis. A medida também suspendeu por tempo indeterminado a venda de todos os produtos da marca no comércio.
Após inspeção realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina no local, também foram anunciadas a apreensão e inutilização de todos os lotes de leite da marca, inclusive os que ainda não foram comercializados.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, a suspensão da comercialização de todos os produtos da marca foi determinada em função do problema com o leite.
- Foi detectada uma irregularidade na pasteurização do produto, que pode ter ocasionado a contaminação e, a partir disso, resolvemos interditar não apenas os dois lotes iniciais, mas todos os itens produzidos pela fábrica - explica Raquel.
De acordo com a diretora, os comerciantes já foram orientados a retirar os produtos da Holandês de circulação. A medida é preventiva e ficará em vigor até que seja conduzida uma investigação completa sobre as causas do problema com os laticínios da Holandês.
Na manhã deste sábado, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou nota indicando a contaminação de dois lotes do leite produzido pela Holandês. A investigação apontou o produto como causa comum em 15 casos de intoxicação registrados na sexta-feira nos municípios de Itajaí e Florianópolis.
As vítimas, menores de três anos, apresentaram sinais de escurecimento na região da boca, sem causa aparente. Três delas precisaram ser levadas para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). De acordo com a assessora da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Simone Sartori, as três permanecem em observação, e apresentam quadro estável. As outras 12 já receberam alta.
A suspeita, até o momento, é de que a intoxicação tenha sido causada pela ingestão de substância metemoglobinizante presente no leite, que impede o transporte do oxigênio no sangue e pode causar asfixia. O laudo oficial ainda não foi divulgado.
A Secretaria ressalta que, antes mesmo da confirmação da origem do leite contaminado, já havia emitido alerta aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do problema, o que minimizou os danos causados pela contaminação do produto.
A reportagem tentou falar com o representante da Holandês pelo telefone divulgado no site da empresa, mas não houve contato.
Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e tratamento da intoxicação, a Secretaria recomenda entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) pelo 0800-643-5252.
DC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário