segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tempo seco põe em xeque segunda safra de milho do Brasil

Reuters) - A falta de chuva que preocupa os produtores de Mato Grosso também se transformou em fator de temor para os produtores do Paraná, o que coloca em risco a segunda safra de milho do país, apontaram nesta segunda-feira agrônomos e especialistas.
Uma quebra da segunda safra, também chamada de safrinha, certamente terá impacto na previsão total de colheita do cereal do Brasil em 2010/11 --antes dos efeitos da seca no Paraná e do agravamento da situação em Mato Grosso, o Ministério da Agricultura estimou a produção de milho do país em 56 milhões de toneladas, estável ante 2009/10.
A safrinha, com a colheita já em fase inicial, representa quase 40 por cento da produção brasileira total de milho, enquanto Mato Grosso e o Paraná produzem juntos mais de 60 por cento do grão na segunda safra.
'Hoje, pode-se falar que a segunda safra de milho já está sendo prejudicada. O potencial produtivo está prejudicado. A luz amarela está acesa', afirmou Margorete Demarchi, agrônoma do Deral (Departamento de Economia Rural), do governo do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário